Se você é fascinado pela vida marinha e gosta de apreciar a forma como os animais circulam pela natureza e pelos mares, ver golfinhos em SC é uma daquelas experiências que devem constar na sua lista de atividades. Conhecidos pela inteligência e sociabilidade, além da simpatia e carisma, esses animais rodam os oceanos e chamam a atenção daqueles que ficam à espera de encontrar a nadadeira do bicho — um sinal inconfundível.
Além da alegria de estar diante de um ser diferente, presenciar a sincronia entre eles e a forma como cada movimento parece ser calculado é outro atrativo, sendo uma daquelas imagens que não saem da cabeça. Aqui em Santa Catarina, alguns locais são reconhecidos pela facilidade de avistamento. Entretanto, a localização e a época do ano são alguns fatores que podem influenciar esse encontro. Quer saber qual é o ponto ideal, dicas e melhores lugares? Então confira o conteúdo completo!
Ver golfinhos em SC: por que aqui é um dos melhores lugares?
Quem reside no estado ou decide passar as férias em solo catarinense, muitas vezes imagina que o lugar é conhecido apenas pelas belas praias. Porém, a vida marinha também é um atrativo à parte, ainda mais para aqueles que gostam de estar em contato com a biodiversidade.
Por ter boa parte do território costeado por água, com opções de Norte a Sul, é natural que, por aqui, passem diversos animais — tanto aqueles que escolhem as águas para se reproduzir quanto os bandos que estão de passagem, seguindo sua rota.
No caso dos golfinhos, aqui é um dos pontos mais fáceis para encontrar a presença dos animais, especialmente porque existem baias que são residências fixas, como em Governador Celso Ramos, local onde fazem morada. Neste ponto, a espécie mais comum é conhecida como boto-cinza, que também é chamada de Sotalia fluviatilis fluviatilis.

Onde ver golfinhos em Santa Catarina?
Mas não é só porque existe a possibilidade de ver golfinhos em SC que o encontro pode ser feito em qualquer local. Na verdade, existem pontos conhecidos pela facilidade de ver o animal. Confira a lista:
- Praia do Rosa (Imbituba)
No município de Imbituba, localizado ao Sul do Estado, os moradores já estão acostumados com a vida marinha. Com um grande número de baleias que passam pelo local em busca de águas mais quentes para a reprodução, o ambiente também é um ponto de parada para os golfinhos.
No caso da famosa Praia do Rosa, o fenômeno natural pode ser visto em diversas épocas do ano, principalmente quando o animal se aproxima da costa em busca de alimento — nessa hora, é possível avistar até mesmo um grupo, quando andam juntos em busca de comida. - Governador Celso Ramos
Perto da capital Florianópolis, este é o lugar para quem busca desfrutar de um passeio de barco e ainda aproveitar a companhia dos golfinhos, isso porque a região é reconhecida por ter a Baía de São Miguel. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre 60 e 80 animais residem na área.
Uma curiosidade da espécie é que ela busca ficar próxima de locais em que é possível identificar cardumes de peixes, facilitando a caça — fator que os aproxima ainda mais da orla. Um dos pontos de destaque para o avistamento é próximo da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim.
Diversas embarcações saem com frequência do local, e muitas já contam com a parada para procura de golfinhos — algo que já se tornou um atrativo regional. Em dias cinzas, há maior probabilidade de avistamento, já que os golfinhos ficam à procura dos cardumes, condição que faz com que os peixes apareçam mais. - Laguna
Outro ponto muito conhecido quando o assunto é ver golfinhos em SC também fica no Sul do estado, mais precisamente em Laguna. Por lá, além da possibilidade de enxergar o bicho, é possível ver a interação que possuem com os pescadores da região, já que alguns deles auxiliam até mesmo no momento da pesca — é como se direcionassem os peixes direto para as redes, facilitando o trabalho dos profissionais.
A espécie mais comum recebe o nome de “nariz-de-garrafa” e a maioria pode ser encontrada na Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Na relação com quem pesca no local, a parceria é simples: enquanto direcionam os peixes e indicam o momento exato para jogar a rede, aqueles que fogem da pesca acabam virando alimento dos animais — a proximidade é tamanha que já rendeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.
Mesmo que estejam presentes durante todo o ano e em alguns pontos onde a atividade é comum no município, a época de pesca da tainha, entre maio e junho, pode ser uma oportunidade para quem deseja presenciar a experiência de ver os botos da região.

Como é o avistamento seguro de golfinhos?
E antes de ir a cada um desses pontos para ver golfinhos em SC, é fundamental compreender que existem algumas técnicas que podem fazer dessa busca algo mais fácil e tranquilo. Por mais que você possa ir às praias e ficar aguardando a chegada do grupo, nem sempre essa é uma estratégia de sucesso.
Por isso, muitas pessoas acabam optando por passeios de barco e escuna, com rotas que são planejadas para o avistamento dos seres. Além de estar mais próximo do habitat natural, aqueles que são os responsáveis pelo tráfego sabem onde há maior chance de encontrar os animais — fator que pode facilitar o avistamento.
Com aqueles que já conhecem a área, sabem como é o perfil do bicho e estão acostumados com sua presença, a procura pelos golfinhos pode ser algo divertido e prazeroso. Entretanto, se você escolher embarcar na busca sozinho, a dica é escolher locais seguros, fugindo de encostas e áreas de perigo.
Se o avistamento ocorrer enquanto estiver na água, a dica é manter uma distância segura do animal, sem tentar alimentá-lo ou tocá-lo, já que o comportamento pode ser algo imprevisível — e a sua segurança deve estar em primeiro lugar.
Existe uma época ideal para ver golfinhos em SC?
Já que algumas espécies estão acostumadas a nadar pelas águas de Santa Catarina, é verdade que muitos moradores e turistas acabam vendo golfinhos em diversas épocas do ano.
Entretanto, os meses de verão e início de outono são os mais fáceis para encontrar a criatura. Uma das explicações pode estar na temperatura da água. Como os dias ainda estão ensolarados, é nesse momento que eles surgem nos mares. Além da temperatura, a condição do mar, com águas mais calmas, acaba sendo outro fator decisivo.
A ausência das grandes chuvas também aumenta as chances de avistamento, mas as características e as condições de surgimento podem variar de acordo com o local — já que existem espaços em solo brasileiro onde a aparição pode ser apreciada todos os meses, como em Fernando de Noronha.

Passeios guiados: vale a pena contratar?
No caso daqueles que procuram uma oportunidade completa, com segurança e informação, a contratação de um passeio guiado para ver golfinhos em SC pode ser uma ótima alternativa, já que será possível contar com toda a estrutura e acompanhamento para encontrar o grupo.
Além da escolha certeira dos locais em que há mais chances de avistamento, os passeios contam com as instruções dos profissionais, que vão contando a história da região e os contos do local. Antes de optar pela embarcação que te levará para essa aventura, o primeiro passo é procurar por uma empresa que tenha credibilidade e renome na área.
No caso da Maresia Turismo Náutico, que conta com passeios diários com trajeto que contempla a Baía de São Miguel, em Governador Celso Ramos, é possível contar com a experiência da tripulação e com a infraestrutura de uma escuna preparada para te receber. O passeio também inclui visita à histórica Fortaleza de Anhatomirim, com acompanhamento de um guia, e mergulho nas águas da Praia de Magalhães.
A duração aproximada é de 3 horas, partindo do trapiche da Baía dos Golfinhos. Os valores variam entre R$ 70 e R$ 150 por pessoa, conforme a época do ano — e crianças de 6 a 12 anos pagam meia-entrada! Deseja ver golfinhos em SC? Garanta já o seu lugar: fale com a gente pelo WhatsApp (48) 9190-8525 ou acesse a aba Passeios e Serviços no nosso site.