Os golfinhos da Baía dos Golfinhos não sumiram!

January 12, 2016

A nossa Baía dos Golfinhos é bastante conhecida aqui no estado de Santa Catarina. O local se tornou famoso pelo show que os golfinhos (espécie Sotália guianiensis) costumavam dar diariamente, aqui mesmo nas águas da Baía aos turistas curiosos vindos dos mais diferentes lugares do Brasil e até de outros países.

Apesar disso, outra notícia também se espalhou feito rastilho de pólvora entre aqueles que já conheciam o lugar há tempos atrás. A de que não existem mais golfinhos na Baía dos Golfinhos, que fugiram daqui por conta do excesso de escunas, lanchas, jetskis e barcos de pesca que circulam nas águas do entorno da Baía.

A notícia se espalhou como numa brincadeira de telefone sem fio,  deturpando a informação e disseminando enganos por aí.

É verdade que há muito a população de golfinhos que dava show de acrobacias na Baía não fica mais aqui dentro brincando tranquilamente, mas eles não sumiram, apenas se deslocaram daqui para uma região mais adiante, entre a Ponta da Cruz e arredores da Baía de São Miguel.

O que levou esses golfinhos a se deslocarem para essa outra área não foi estudado à fundo ainda por nenhum estudo científico. Alguns estudiosos defendem a hipótese de que eles estariam mesmo fugindo da grande movimentação de embarcações na área onde estavam inicialmente, mas isso está longe de ser uma certeza!

Já os pescadores tradicionais que moram nas comunidades da região e navegam por essas águas diariamente, dizem que os golfinhos começaram a sair daqui depois da criação da Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim (APA de Anhatomirim) fundada em 1992 com objetivo principal de proteger a população de cetáceos residente nessas águas, entre outros.

Segundo eles, depois de ser criada a APA os golfinhos não tinham mais motivos para ficar na Baía, já que o ICMBio proibiu a pesca de arrasto de camarão dentro da área e era justamente os restos da lavagem das redes entre um arrasto e outro, o chamado comedío, que funcionava como chamariz para os golfinhos, que muito espertos pegavam uma "carona" na pesca de arrasto feita por aqui antes da proibição. Acreditam ainda que como alguns pescadores ainda continuam pescando na fronteira da área, os golfinhos agora preferem ficar por lá, aproveitando o "comedío" dos pescadores.

Independente das causas, o que de fato aconteceu é que eles estão saindo de dentro da APA criada para eles! Mas ainda estão por aqui, um pouco mais longe, mais ainda por aqui. Vejam vocês mesmos!

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square